Projeto de Educação Popular em Ciências - PEPCiencias
O Projeto de Educação Popular em Ciências é uma iniciativa extensionista em parceria com escolas públicas e o Grupo de Pesquisa Educação e Drogas. Vários outros parceiros, como o Instituto Oswaldo Cruz, o Gieesaa/UFRJ, o Gimenpec/UFRJ, a Abramd Educação e o Maconhômetro apoiam e participam das nossas ações.
Um dos propósitos do PEPCiência é levar o debate sobre drogas centrado em questões contemporâneas que envolvem práticas de uso e abuso com estudantes e profissionais de ensino.
O PEPCiências apresenta dois núcleos pedagógicos: núcleo CEPAP (C.E. Profa. Antonieta Palmeira, São Gonçalo, RJ) e o núcleo CEDAB (C.E. Dr. Alfredo Backer, Caxias, RJ).
​
Sarau noturno
Parceria entre escolas públicas a fim de estimular escritas poéticas que estimulem reflexões sobre o corpo, o bem-estar e a Redução de Danos de práticas excessivas nas conunidades escolares. Costuma acontecer no mês de março.
Cursos livres de extensão e oficinas participativas para estudantes e membros da comunidade escolar
Cursos livres de extensão e oficinas participativas para estudantes e membros da comunidade escolar. Costuma ocorrer nos meses de maio (cursos livres) e outubro (oficinas). A última ação ocorre durante ou próximo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Projeto Curta
Ocorre ao longo do calendário letivo, de forma bimestral. Em cada evento é apresentado um curta metragem (documentario, animação, dramas etc.) com o propósito de sensibizar os estudantes para caminhos redutores de danos e perspectivas antisegregatórias a partir de distintos temas contemporâneos. Debates como o abuso de psicoativos, questões raciais e de vulnerabilidade são discutidas após a apresentação de cada curta tendo sempre a presença de um ou mais convidados.
Jornada Mentes e Saúde
Encontro remoto que ocorre nos meses de agosto ou setembro, reunindo estudantes, professores, pesquisadores de vários espaços em um grande debate virtual. Tem a parceria da Abramd Educação e de outros colegiados que debatem questões do uso e abuso de produtos/tecnogias/substâncias em diferentes contextos sociais.
Maconhômetro Educação

O Maconhômetro Educação é um programa de Podcast de entrevistas e debates organizado pelo canal Maconhômetro (Cannabis Monitor Brasil) e apresentado pelos lideres de pesquisa do GPED, Francisco Coelho e Lourdes Silva. Tem a intenção de dar visibilidade aos projetos e materiais educativos e pesquisas no campo de Ensino e Educação com o temário drogas. Uma vez ao mês, uma entrevista é realizada, dialogando com novas perspectivas pedagógicas e buscando a ruptura das políticas proibicionistas. O Cannabis Monitor Brasil é um dos parceiros potenciais do PEPCiências nos eventos formativos e nas oficinas e cursos livres da escola básica.
Jornadas Educação e drogas e Abramd edu Rio
A Jornada Educação e Drogas é uma iniciativa coordenada pelo Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED) da UERJ. Ela tem a intenção de congregar pesquisadores da Educação sobre Drogas e temas correlatos para avaliar, problematizar e debater o cenário da Educação sobre drogas no Estado do Rio de Janeiro e outros Estados. A ação é uma iniciativa extensionista do GPED, mas conta com os parceiros da grande rede Educação sobre Drogas, tais como o GIEESAA, a Abramd e a Fiocruz. O encontro é aberto aos professores, profissionais de ensino, pesquisadores e profissionais liberais integrados com a temática nas escolas e outros espaços educativos.
​
A I Jornada Educação e Drogas aconteceu durante a Pandemia de COVID-19, nos meses de abril, maio e junho de 2021 (um encontro por mês), sendo remoto e concomitante ao II Encontro Abramd Educação Rio. A Professora Dra. Ana Magaldi (EDU/UERJ), as pesquisadoras Júlia Bernardo e Helena Albertani (Abramd Educação São Paulo) e com os pesquisadores Dr. Francisco Coelho e Ms. Vinicius Motta da Costa (SEEDUC/RJ e GPED/UERJ) marcaram presença.
​
Você pode conhecer mais sobre o que rolou na I Jornada e os temas debatidos, acessando o canal do GPED no youtube:

Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas - Abramd edu Rio
Os Encontros da ABRAMD Educação Rio são iniciativas organizadas por profissionais de Ensino e Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro filiados a ABRAMD – Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (https://www.abramd.org/). Trata-se de um encontro aberto a todos os professores e agentes educativos do Estado do Rio de Janeiro e para convidados de outros estados. A proposta é que esses profissionais possam ter um dia para dialogar sobre seus anseios e dúvidas quanto a tema. Assim, é possível conhecer suas realidades e acolhe-los.
Um dos propósitos da Abramd é levar o debate do tema drogas para diferentes espaços, partindo de uma perspectiva científica plural e ética nas diferentes instâncias da sociedade civil e do governo; Dentre esses espaços, reconhecemos a escola como ambiente em potencial para estimular práticas preventivas. E é exatamente nesse momento que surge a Abramd Educação.
Sendo realizado em São Paulo há alguns anos, em agosto de 2019 foi a vez do Rio de Janeiro. A Abramd Educação chegou ao Rio de Janeiro com força total. Um dia que os profissionais se uniram e conversaram sobre drogas sem opressão e medo, levando o debate para as escolas públicas e suas comunidades.
O primeiro Encontro Abramd Educação Rio contou com presenças importantes, como a das pesquisadoras Dra. Tatiana Amato (Abramd Educação SP) e Dra. Liana Romera (Abramd ES). Prestigiando o Rio de Janeiro, o evento também teve as presenças do psicólogo André Dehous, da SEMED de Angra dos Reis (RJ), do psicólogo Cláudio Cruz e outros representantes da SEMED/RJ e da Pesquisadora Simone Monteiro, da Fundação Oswaldo Cruz. Cada um desses convidados ministrou uma oficina para os profissionais e estudantes que se interessaram pelo tema. Todas as parcerias foram voluntárias, oferecendo a você, professor, acolhimento com qualidade.
Na fotografia abaixo, parte da Equipe da Abramd Educação SUDESTE, organização maior que engloba os quatro eixos Abramd Educação regionais.
​
No Rio de Janeiro, o Encontro Abramd Educação Rio acontece bianualmente, como já ocorre em São Paulo. Devido a Pandemia de COVID-19, a segunda edição da Abramd Educação Rio (2021) foi realizada de forma remota, pelo espaço virtual da UERJ. O evento ocorreu junto com a I Jornada Educação e Drogas do GPED/UERJ e contou com a presença da Professora Dra. Ana Magaldi (EDU/UERJ), das pesquisadoras Júlia Bernardo e Helena Albertani (Abramd Educação São Paulo) e com os pesquisadores Dr. Francisco Coelho e Ms. Vinicius Motta da Costa (SEEDUC/RJ e GPED/UERJ) .
No ano de 2022, no dia 4 de junho, ocorreu nosso III Encontro Abramd Educação Rio, em parceria com a II Jornada Educação e Drogas do GPEDUERJ. No evento, contamos com a presença da pesquisadora e Marcella de Oliveira (Abramd Educação SP) e pesquisadores em Educação e Drogas no Estado do Rio de Janeiro, como os pesquisadores Marcos Veríssimo e Yuri Motta (PSICOCULTUFF) e o Historiador Gustavo Maia (Cannabis monitor), além de outros profissionais abramdianos, como a vice-diretora da Abramd, a psicóloga Karina Mesquita (Abramd Clínica) e o professor Vinicius Motta da Costa (Abramd Educação Rio). O evento ocorreu no CE Professora Antonieta Palmeira e reuniu mais de 100 participantes de escolas públicas, privadas, licenciandos e estudantes dos cursos de formação de professores nível ensino médio. Poesia, teatro, música, massagem e bate-papo centrado na Redução de Danos. Mais um ano de resistências que deixará boas lembranças, retomando os trabalhos presenciais antes da Pandemia.
​
Abaixo algumas memórias do nosso III Encontro Abramd Educação Rio:

Em parceria com a Abramd Educação sudeste, nossa rede Educação sobre Drogas manterá sempre que possível o evento de forma gratuita e no espaço de uma escola pública. Essa é nossa missão! Se gostou da proposta, você pode inscrever a sua escola para a próxima edição. Que tal?
Você pode conhecer mais sobre a Abramd, clicando no endereço:
Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas - ABRAMD